Voltando de viagem no domingo, entrei pela Fernando
Osório. A obra está no seu final, a via estava precisando de uma
reforma (ou "requalificação" como gostam de dizer...). Todavia, tenho
minhas reservas quanto a algumas medidas: supressão dos retornos que existiam, novas lombadas e rótulas/rotatórias. Explico: 1) para suprimir retornos em
vias desse tipo (arteriais), é preciso se proporcionar alternativas do
tipo retorrnos pela direita com acesso por
vias coletoras e reingresso por semáforo na via original. No caso,
esses retornos pela direita não existem, apenas por rótulas mais
adiante; 2) quanto às lombadas, dublês de faixas de pedestres (a
sinalização que as antecedem indicam "lombada"...), o fato de
estarem em plano mais elevado fatalmente poderá acarretar acidentes com
os veículos, até porque é um novo tipo de lombada que se instala, nada
havendo de parecido em cidades maiores ...; 3) quanto às rótulas, nas
que não invadem as pistas, sendo, assim, estreitas, nada justifica sejam
as mesmas "preferenciais" em relação às pistas às quais dão acesso.
Comete-se o mesmo erro praticado quando da construção da segunda pista
da Ferreira Viana. Justifica-se a preferência de quem está na rótula
apenas quando o movimento é intenso nos dois sentidos e não quando o
fluxo provém simplesmente de retornos ou de vias coletoras. Da forma
como está, podem ocorrer congestionamentos desnecessários, como hoje
acontece na F. Viana. São apenas opiniões, nada mais, todavia...
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